A proposta preliminar de limites para o Monumento Natural da Pedra do Picu foi elaborada através de um estudo técnico para ampliação do Parque Nacional do Itatiaia. Na época, a Prefeitura Municipal de Itamonte se posicionou solicitando que, ao invés da área ser incorporada ao Parque Nacional do Itatiaia, fosse criada uma Unidade de Conservaçao Municipal.A área proposta inicialmente possui 678,32 hectares. Como pode ser visto na figura abaixo, a maior parte desta área é composta por matas.
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente ressalta que esta é uma proposta PRELIMINAR e será modificada levando em conta as demandas e sugestões da sociedade.OBS: mapas elaborados por: Bruno Matta, Pablo Pacheco (mapa de localização no município) e técnicos da Cooperativa Estruturar (mapa de uso do solo).
Acho importantíssimo que a gestão de uma UC que englope a Pedra do Picú tenha gestão munícipal, pois assim os cidadãos de Itamonte que têm uma ligação com a pedra, que a vêm como um símbolo de sua terra, terão mais voz nas decisões relacionadas à pedra. Além disso a criação do Monumento Natural só vem a beneficiar a população, em especial a do Engenho da Serra que poderá desenvolver um turismo mais efetivo.
ResponderExcluir